quarta-feira, 18 de março de 2009

O que é AVC?

AVC (Acidente Vascular Cerebral), vulgarmente chamado de "derrame cerebral" é decorrente do entupimento ou rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais. Ocorre subitamente, tendo dois motivos principais: a isquemia ou hemorragia. Possui risco de grandes sequelas, sendo responsável por 30% dos óbitos. No dia 16/03/2009, levou à morte cerebral o deputado federal Clodovil Hernandes.
Isquemia: é a falta de suprimento de sangue para um tecido orgânico, sendo o sangue o responsável pelo transporte de oxigênio às células.
Hemorragia: é a perda de sangue do sistema circulatório.
O AVC isquêmico é o mais comum deles, levando à morte cerebral. O AVC hemorrágico é menos comum, mas também é perigoso, ocorre pela ruptura de um vaso intracraniano levando a formação de um coágulo que pode afetar as funções cerebrais.

Fatores de risco:
  • Hipertensão arterial;
  • Doença cardíaca;
  • Colesterol;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Diabetes;
  • Idade (os riscos aumentam com a idade, mas não impede a ocorrência em jovens);
  • Obesidade;
  • Sexo (para idades menores de 50 anos, afeta mais os homens que as mulheres, para idades avançadas, o risco é praticamente o mesmo para ambos os sexos);
  • Anticoncepcionais hormonais.
Sintomas:
  • Cefaléia (dor de cabeça) súbita, intensa e sem explicação;
  • Dormência nos braços e pernas;
  • Dificuldade de falar e perda de equilíbrio;
  • Diminuição ou perda de força nos músculos da face ou em um dos lados do corpo;
  • Alteração de sensibilidade e sensação de formigamento no rosto ou em um dos lados do corpo;
  • Perda súbita de visão (em um ou ambos os olhos);
  • Alteração na fala, dificuldade de articulação da mesma;
  • Instabilidade, vertigem súbita, desequilíbrio, podendo ser seguido de náuseas e vômito.
Como identificar:
  • Peça para a pessoa sorrir. Se ela mover só um dos lados da face, pode estar tendo um AVC.
  • Peça para a pessoa levantar os braços. Caso ela tenha dificuldades em fazê-lo, ou não consiga manter um dos braços no ar, pode estar tendo um AVC.
  • Dê uma ordem ou peça para ela dizer algo ou repetir uma frase. Se ela não entender, não responder ao pedido ou possuir dificuldades de fala, pode estar tendo um AVC.
Consequências:

Dificuldades totais ou parciais como paralisia, fraqueza, problemas na fala, capacidade de compreensão, raciocínio, memória, habilidades de comunicação e emoções.

Prevenção:

Identifique e trate dos fatores de risco, como hipertensão, diabetes mellitus, tabagismo e colesterol alto com acompanhamento médico. O mesmo vale para problemas cardíacos.

Primeiros Socorros:

O mais indicado é, assim que identificado, procurar encaminhamento médico imediato.

Fonte: wikipédia

O Urso Polar


Espécie: Ursus Maritimos
Gênero: Ursus
Família: Ursidae
Origem: Carnívora
Classe: Mammalia
Filo: Chordata
Reino: Animalia
Outros nomes: Urso- Branco
Estado de conservação: Vulneráve
l
Habitat: região do Ártico (Groêlandia, Norte da Rússia, Alaska, Norte do Canadá e da Noruega).
Peso:
Machos: 300 a 400 Kg (mas podem atingir 700 Kg!)
Fêmeas: 200 a 300 Kg
Filhote recém-nascido: 0,6 a 0,7 Kg (menos de 1 Kg!)
Altura: até 3,00 m (macho) ou 2,10 m (fêmea)
Características Físicas:
Camada de gordura subcutânea de até 15 cm; corpo adaptado para a água e o frio; olhos e orelhas pequenos e arredondados; é o urso que mais se alimenta de carne; as patas dianteiras são mais largas para facilitar a natação; crânio e pescoços alongados em comp
aração com outros ursos; as solas dos pés tem vacúolos e papilas para facilitar o deslocamento sobre o gelo; pelagem branca cobre todo o corpo, inclusive as patas, para isolamento térmico; a pelagem é composta de uma densa camada de subpêlos (de 5 cm de espessura) e os pelos externos (15 cm de espessura); a oxidação pela ação do sol faz a pelagem assumir uma coloração amarelada no verão; a pelagem fornece um isolamento térmico tão perfeito que ele não produz imagem no infravermelho (não libera calor do corpo), chegando a causar super-aquecimento do animal em temperaturas maior a 1O graus celsisus; a pele e o fucinho são pretos.

Informações Interessantes:
Excelentes nadadores; podem percorrer 80 Km sem descanso; hábitos diurnos; solitário (não convive em família); extremamente higiênicos (limpam-se durante um longo tempo após as refeições, utilizando as patas, a língua e a neve para tal tarefa); os machos adultos podem atacar os filhotes, de forma que estes são constantemente protegidos pela mãe; ele não chega a hibernar, apenas reduz a atividade física no inverno, consumindo suas reservas de energia no inverno se necessário; sua principal presa é a foca; alimenta-se também de aves, roedores, moluscos, caran
gueijos, morsas, belugas, carcaças encontradas, raízes (no final do verão) e mais raramente, caça até outros ursos-polares!; é um caçador poderoso tanto em terra quanto no mar, pois é bom nadador e corredor.

Reprodução:

Acasalamento entre março e junho; gestação de 200 a 265 dias; as crias nascem entre novembro e janeiro e vivem no abrigo com a mãe até os dois anos de idade; nascem cegos e só desenvolvem a visão mais tarde; possui só quatro mamas, motivo pelo qual só tem no máximo quatro filhotes por gestação (a média é de dois); uma ursa-polar só está apta a engravidar uma vez a cada três anos (a fêmea só tem, portanto, cinco ninhadas no máximo em toda a sua vida, é um dos mamíferos de mais baixa capacidade de reprodução); a partir dos quatro anos já são capazes de procriar. Vivem em média de 15 a 18 anos.

Risco de extinção:
Considerado baixo, porém, tende a piorar nos próximos anos, devido a variações climáticas, que causam degelo e aumento do verão, obrigando a procurar alimento perto de regiões habitadas, entrando em conflito com a espécie humana. Tende a ser afetado por atividades de turismo e esporte na neve (que invadem seu habitat natural) e atividades de extração de minérios e petróleo, além da poluição ambiental. Como está no topo da cadeia alimentar, os poluentes ingeridos pelos seres que fazem parte de sua dieta se acumulam no corpo do urso-polar, após se alimentar dos mesmos, trazendo para ele um grande risco de intoxicação, envenenamento e outros efeitos causados pela poluição. População estimada de 22000 a 27000, a maioria no norte do Canadá.

Fonte: wikipédia

Convivência

Como identificar pessoas tão difíceis de lidar no dia a dia. Não podemos moldá-los como queremos, então só nos resta compreender e aceitar, tentando enxergar apartir das suas experiências e seus pontos de vista. Ninguém nasce com um manual de instrução, será que não estamos causando dificuldades para este relacionamento com esta outra pessoa, por a mesma pensar e agir diferente de nós? Devemos aceitar as limitações dos outros, assim como queremos que nos aceitem. Então como lidar com esta situação? Dando amor,diálogo, respeito...

Pensamento do dia

"Jamais chega o momento em que se pode dizer:Hoje fiz um bom trabalho e amanhã será domingo para mim." Picasso