quinta-feira, 19 de março de 2009

Mulheres, atenção! Perigo nas Manicures!


Fazer as unhas no salão de beleza pode trazer perigos para a sua saúde. Se o material não for devidamente esterilizado (e descartável, quando possível) pode ser usado como foco transmissor de doenças como hepatites B e C, e até do vírus HIV. A transmissão ocorre ao entrar em contato com materiais contaminados pelo sangue de pessoas que possuem as respectivas doenças. No caso das hepatites, podem levar à cirrose hepática e ao câncer de fígado, entre outras. Infecções e micoses também podem ser causadas por material esterilizado indevidademente ou não esterilizado.
Como fazer para evitar, então, a contaminação sem parar de frequentar os salões de beleza? Simples. Procure apenas aqueles que possuem, em destaque, alguns cuidados de higiene indicados pela Vigilância Sanitária ou levar o próprio kit manicure e pedicure de casa (com lixas e cortadores de cutículas e unhas), pois, sendo individual, não há risco de contaminação considerável.
Os cuidados que o salão (e a manicure) devem apresentar são os seguintes: possuir estufas e autoclaves (que esterizam o material a altas temperaturas e pressões) para os materiais metálicos, usando-o corretamente entre um uso e outro, sempre, pelo tempo e temperatura mínimos indicados. Todos os outros instrumentos, não metálicos, devem ser descartáveis.
Com esses pequenos cuidados, é possível evitar a contaminação, tanto da cliente, quanto da manicure. Além disso, é um diferencial de qualidade para os diversos salões de beleza, inseridos no mercado, pois apresentam assim responsabilidade e atenção para com a cliente.

Baseado em matéria publicada no clicrbs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.