terça-feira, 7 de abril de 2009

Três Estratégias contra o Estresse

Engarrafamentos, reprovações na faculdade, problemas profissionais, espera no aeroporto... Levante a mão quem nunca ficou com os nervos à flor da pele diante de uma dessas situações. Felizmente, há formas de evitar que seu pavio fique ainda mais curto. Tudo depende de como a gente lida com os acontecimentos.

É o que prega a terapia cognitiva comportamental, hoje uma das linhas da psicologia mais em voga quando o assunto é tratamento do estresse. De acordo com essa corrente, os eventos em si não são estressantes. Na verdade, é a forma como os encaremos que pode ou não deflagrar toda a tensão. SAÚDE! conversou com José Roberto Leite, especialista na terapia e professor da Universidade Federal de São Paulo, a Unifesp. Abaixo, ele recomenda três estratégias para você não se tornar refém do estresse no dia-a-dia. Veja quais são elas:

Respire fundo
Esse simples ato pode ajudá-lo a ficar imune às explosões de mau humor. O método mais indicado é a respiração diafragmática, aquela na qual a gente utiliza o diafragma, músculo localizado na base dos pulmões. Veja como realizá-la:

Coloque a mão na barriga e inspire, expandindo-a e contando até quatro. Após segurar um pouco o ar, solte-o muito lentamente, contando até seis. Isso fará com que o seu coração bata num ritmo mais calmo. É bem provável que você fique relaxado e tenha uma leve sonolência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.