terça-feira, 28 de setembro de 2010

sabonete líquido

Lista de materiais para fazer sabonete líquido em casa:

Você vai precisar de 1 litro de Base Sabonete Líquido, 3 litros de Água Filtrada, 30ml de Essência de sua preferência (encontrada em qualquer casa de essências, perfumarias etc), Corante a base de água e 63 gramas de Cloreto de sódio (Sal de cozinha).

Como preparar o sabonete líquido:

Separe os ingredientes e em seguida dilua a base na água, que deve ser filtrada ou deionizada, vá adicionando a essência devagar e depois acrescente o corante, por fim misture o Cloreto de Sódio com um pouco mais de água filtrada e adicione aos poucos essa salmoura (mistura do sal com a água) no sabonete líquido até que adquira consistência.

E então… o seu sabonete líquido está pronto! Coloque-o em um vaso decorado, se for usado para decorar o banheiro ou em um recipiente plástico se for utilizá-lo no dia a dia. Aproveite a receita e faça você mesmo sabonetes líquidos, se der certo poderá começar a vender e ganhar um dinheiro extra com isso.

FAÇA VOCÊ MESMO!

Modo de fazer: (para 1,05 litro de Sabonete = 3 frascos de 350ml)

350 gramas de Base Concentrada para Sabonete Cremoso;

100 ml de Extrato Composto de Alecrim e Buriti.

600 ml de água filtrada e fervida.

de 5ml a 10ml de Olio de Parfume (veja a lista em: Escolha sua Fragrância) ou de 10ml a 20ml de Fragrâncias Herbo-Frutais (recomendamos para esse sabonete a fragrância Herbo-Frutal de Buriti, pois esse é o aroma predominante no Extrato).



Recomendações:

Corante: vermelho usa-se 0,5ml por litro,

verde ou cor de pêssego usa-se 1ml por litro,

azul ou amarelo usa-se 2ml por litro.



Em um recipiente, misture a água, o extrato e o corante. Mexa bem.

Em outro recipiente coloque a Base Concentrada para Sabonete Cremoso. Acrescente aos poucos a mistura água/extrato/corante e mantenha mexendo lentamente com uma colher.

Acrescente a essência (Olio de Parfume ou fragrância Herbo-Frutal) e continue mexendo lentamente para não espumar.

Para esse sabonete, não se usa anfótero.

DICA: usar água morna para facilitar a mistura da Base Concentrada para Sabonete Cremoso com a água.

Sabonete Liquido

Material:

- água (1 litro)
- glicerina líquida (50ml)
- essências (à sua escolha)
- vasilhames (escolhe um lugar para colocar o sabonete pronto)
- alguns sabonetes usados (250g)

Modo de preparo:

Separe os pedaços de sabonetes em barra que estão sobrando no banheiro.
Junto mais ou menos 250g destes sabonetes e ponha em uma panela metálica e coloque 1 litro de água a temperatura ambiente.

Leve ao fogo brando, vá mexendo até que os sabonetes se dissolvam por completo.
Após esse processo, tire do fogo e coloque 50 ml de glicerina liquida ( você pode comprar nas farmácias)
Vá mexendo os ingredientes até se ficar uma mistura homogênea, e acrescente umas gotas de essência de sua preferência, para ficar do seu gosto.
Espere esfriar e coloque o sabonete liquido em vidrinhos de sua preferência.

OBS. O fogo deve estar brando para que a mistura não ferva e derrame. A glicerina não deve ser misturada durante o preparo no fogo para que não haja nenhuma reação química inesperada. A panela deve ser metálica porque as panelas de esmalte ou vidro escurecem muito e o processo de lavagem dessas manchas demora muito

Sabonete com Ervas

Material:

-01 Kg de base glicerinada transparente ou branca
-30 ml de essência
-Corante
- Ervas desidratadas

Modo de preparo:

Em um recipiente de esmalte, derreter a base de glicerina transparente ou branca em banho Maria juntamente com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho Maria. Quando a base estiver totalmente diluída, retirar do banho Maria e, com o auxílio do bastão de vidro, mexer a base derretida, afastando a nata que irá se formar. Em seguida adicionar a essência. Colocar em formas de silicone para secar, com as ervas dentro, dando muita atenção para as observações abaixo:
As ervas utilizadas deverão ser desidratadas. Podemos ainda utilizar folhas e flores desidratadas no preparo deste sabonete, que poderá ser em formato tradicional ou em barras.

Devido ao fato das ervas, flores ou folhas desidratadas serem leves, devemos prosseguir da seguinte forma: forrar a forma com a base derretida cerca de 02 mm. Em seguida, colocamos as ervas para que se fixem na base. Aguardar cerca de 01 minuto e acrescentar o restante da base (pode ser feito também o inverso).

Para que o sabonete fique inteiramente “recheado” com ervas, procedemos da forma anterior, mas sempre fazendo camadas de colagem de ervas.

Dentro de um mesmo sabonete também podemos colocar várias ervas, flores e folhas diferentes, sempre colocando as mesmas em camadas pequenas. Podemos também combinar vários tipos de essências para cada erva.
Para que o sabonete fique ainda mais bonito, combinar também as cores nas camadas.
Sabonte Glicerinado (Rosana) > 1 kg. de glicerina
> 20ml jojoba
> 20ml extrato glicolico de aveia, ou abacate
> 20ml de essencia
> Quanto mais extrato mais cremoso, menos espumante, o mais importante é
> deixar secar bem o sabonete.
> Naõ tem problema colocar dois extratos, desde que haja uma combiçao vc. pode
> colocar até 50ml de extratos p/ 1 kg.

Sabonete de glicerina com ervas para ducha Professora de Artesanato: Regina Célia Doreto Materiais Necessários • 1kg de base glicerinada • 30ml de essência • corante alimentício • folhas, flores ou ervas desidratadas • recipiente de esmalte ou de vidro temperado • bastão de vidro ou colher de plástico descartável • forma ou panela para banho-maria • etiquetas de identificação dos produtos • fôrmas de silicone ou fôrmas de chocolate • álcool de cereais • conta-gotas
Materiais Necessários • 1kg de base glicerinada • 30ml de essência • corante alimentício • folhas, flores ou ervas desidratadas • recipiente de esmalte ou de vidro temperado • bastão de vidro ou colher de plástico descartável • forma ou panela para banho-maria • etiquetas de identificação dos produtos • fôrmas de silicone ou fôrmas de chocolate • álcool de cereais • conta-gotas Modo de Fazer • Em um recipiente de esmalte, derreta a base de glicerina em banho-maria até dissolver muito bem, junto com o corante. Não há a necessidade de mexer a base enquanto estiver no banho-maria.
• Quando a base estiver totalmente diluída retire do banho-maria e com um auxílio de um bastão de vidro, mexa a base derretida, afastando a nata que irá se criando. Mexa até acabar a evaporação.
• Acrescente a essência, coloque em fôrmas para secar com as ervas dentro (3h aproximadamente). • Desenforme cuidadosamente e acerte as rebarbas. Embale o sabonete com filme plástico e fixe-o com uma etiqueta de identificação.
Obs: Devido ao fato de as folhas, flores ou ervas desidratadas serem leves, o procedimento deverá ser da seguinte forma: Coloque cerca de 2mm da base derretida na forma. Em seguida colocamos as ervas sobre
a base. Aguarde cerca de 1min e acrescente o restante da base.
Para que o sabonete fique inteiramente "recheado" com ervas,
procedemos da forma anterior, mas sempre fazendo camadas de
colagem das ervas.
Dentro de um mesmo sabonete podemos colocar ervas diferentes, flores
e folhas, sempre colocando as mesmas em camadas pequenas.
Podemos combinar também vários tipos de cores e essências para cada
camada.

cremes hidratantes

Os cremes hidratantes para usar na pele, rosto, tratamento de estrias, geralmente são caros, mas tem um jeito de fazer o seu creme hidratante por um preço 10 vezes mais barato. Basta comprar os ingredientes e em 15 minutos já fica pronto.

Produtos para fazer o creme:

•500 gramas de base para creme hidratante (faz 2,5 kg de creme hidratante)
•100 mls de extrato de aveia ou outro convorme o uso, pode ser calêndula, mel ou outro.
•60 ml de essência de calêndula
•60 ml de óleo de semente de uva ou amêndoas
•2 litros de água deionizada
•Total estimado de todos os produtos: R$ 52,00
Como fazer: Coloque a base do creme em uma bacia de plástico ou vidro e vai adicionando a água aos poucos e batendo bem, até que vire uma massa uniforme, adicione mais água e siga o mesmo processo até terminar os 2 litros da água.

Depois, adicione 50 ml do extrato, 30 ml da essência, 20 mls do óleo e bata bem – enquanto mais bater, mais brilhante vai ficar. Embale e feche bem em frascos bem limpos. Este creme pode ser usado para tratamento de estrias.

A loja Essênciaz Ltda tem todos os produtos: Essenciaz.com.br.

OBS: Essência pode colocar menos ou mais, depende de como queira que fique o aroma. Para fazer um creme tipo Doutorzinho, só colocar mais cânfora e menthol.

Creme Hidratante Tipo Victoria´s Secret

Creme Hidratante Tipo Victoria´s Secret

Ingredientes:

330gr de Creme Hidratante Reconstituído (Veja Passo a Passo na postagem abaixo)
10 ml de Essência de Pêra
10 ml de Extrato de Jaborandi
5gr de Elastomero

Modo de Preparo:

- Acrescente à Base de Creme Hidratante Reconstituída o Extrato Glicólico de Jaborandi
- Acrescente à mistura a essência de Pêra
- Acrescente à Base de Creme Hidratante Reconstituída o Extrato Glicólico de Jaborandi
- Acrescente à mistura a essência de Pêra
- Misture bem. Se desejar pode-se utilizar o Mixer para facilitar o trabalho. O Elastomero é de difícil dissolução, porém é essencial que ele fique completamente homogeneizado com os outros ingredientes. Dica: Não misture os ingredientes à quente, pois ai o elastomero não proporcionara o resultado desejado

Como fazer a base de creme hidratante reconstituído

Como fazer a base de creme hidratante reconstituído. A base pronta para o creme hidratante, podendo ser acrescentados a este creme, óleos vejetais de boa qualidade, o que proporcionará suavidade e maciez à pele prevenindo ressecamento. É fácil de fazer confira.

Ingredientes

- 200gr de Base de Hidratante tipo Croda
- 800ml de água deionizada, destilada ou desmineralizada
- 2gr de Nipagim
- 5gr de Uréia Técnica

Modo de preparar

Leve ao fogo uma panela de preferência esmaltada, com 800 ml de água deionizada até levantar fervura, desligue o fogo e transfira parte desta água para outro recipiente de preferência de plastico. Prefira tipo uma jarra vasilha um tanto fexada, que conservará melhor o calor da água e facilitará para que os ingredientes se dissolvam com maior facilidade.

Junte a esta água a uréia e o nipagim, mexa para que dissolva bem, veja que o nipagim não dissolve. junte a base creme hidratante picada e continue mexendo, até ficar um creme lizo. Acrescentando aos pouco o restante da água quente, mexendo até o creme esfriar, é quando o creme ja estará apresentando uma consistência firme e bonita.

Está pronta a base, para se fazer qualquer tipo de creme hidratante. Acrescentar a este creme, óleos vegetais de semente de uva ou amêndoas é uma boa opção.

Pode acrescentar tanbem essências e mais, de acordo com o gosto de cada pessoa. Quanto ao tratamento de mãos e pés é muito importante o uso de manteiga de carité extrato glicólico de aveia, algas marinhas etc; a manteiga pode ser dissolvida junto com a base hidratante em água quente, previne rachaduras, o que causa sofrimento a muitas pessoas.

Dica: Se desejar uma loção hidratante é só aumentar a quantidade da água, que terá uma loção líquida a seu gosto.

Obs: Não deverá ser usada outros tipos de água para este fim. Por conter minerais pode azedar o creme, observe tanbem a validade de cada produto a ser acrescentados no preparo do creme, para garantir a boa qualidade do produto.
Dicas; Estes produtos Poderão ser encontrados a venda em casas especializadas em perfumaria, ou casas de essências. A base é vendida como “Base Hidratante para creme neutro. “base croda”

BASE DE CREME HIDRATANTE RECONSTITUIDO

1 - Material Necessário :
200gr de Base De Hidrtatante Tipo Croda
800 ml de Água Deionizada, Destilada ou Desmineralizada
2gr de Nipagim
5gr de Uréia Técnica

Essa receita serve de base para você fazer qualquer tipo de creme hidratante. O Hidratante reconstituido é a base pronta do Creme Hidratante, você pode acrescentar à esta receita as essências, óleos, extratos e matérias primas necessárias e produzir um excelente hidratante!!!

2 - Coloque a Àgua Deionizada para ferver em uma panela esmaltada de preferência.
DICA.: Jamais utilize água de torneira, de fonte ou mineral. Essas águas por conterem minerais podem oxidar seu produto. Nesse caso a essência passa a ter cheiro de azedo. Costuma-se dizer que o " hidratante azedou".

3 - Coloque sua Base Tipo Croda dentro de um recipiente (de preferência plástico ou vidro)

4 - Em um recipiente a parte coloque um pouco da água bem quente (fervendo). Adicione à água a uréia e o nipagim. Misture até a Uréia se dissolver. Note que o nipagim não se dissolve

5 - Acrescente a água com a uréia e o nipagim à base de creme no outro recipiente. Misture bem

6 - Adicione água lentamente. a cada vez que colocar a água homogeneíze misturando bastante a mistura.

7 - Misture até esfriar e pronto! Você tem uma base fantástica para produzir os mais maravilhosos cremes hidratantes!!!
DICA : Para fazer a base de Loção Hidratante é só dobrar a quantidade de água deionizada (para 1,6 litros). O procedimento de fazer é o mesmo!!!)
Sabonetes em formatos de Frutas.
Materiais Necessários

- 300 gramas de glicerina transparente
- 150 gramas de glicerina branca
- fôrma de plástico
- 10 ml de extrato glicólico de frutas tropicais
- 25 ml de essência de melancia
- corante cosmético verde e vermelho
- sementes de melancia
- borrifador com álcool de cereais
- panela esmaltada
- bastão de vidro

Modo de Preparo:

Comece cortando a glicerina transparente em pedaços pequenos e colocando para derreter.
Use apenas panela esmaltada que derrete a glicerina facilmente. Quando a glicerina formar essas bolhas nas laterais da panela, é hora de desligar o fogo. Borrife álcool de cereais para tirar o excesso de espuma. Acrescente 5 ml de extrato glicólico e reserve o restante. Misture bem. Coloque algumas gotas de corante vermelho. Mexa e deixe esfriar. Só então coloque a essência. Um bom jeito para você saber se a glicerina esfriou é encostar a mão na panela: se você suportar o calor, já dá para misturar a essência. Com a colher, afaste a nata que se formou e despeje na fôrma. Ajeite as sementes de melância com a ajuda do bastão de vidro. Depois borrife álcool de cereais novamente para tirar o excesso de espuma. Enquanto a base vermelha seca, prepare a glicerina branca. Corte em pequenos pedaços e coloque no fogo para derreter. Nessa base não coloque essência, corante ou extrato. Quando a base vermelha ficar no ponto de gelatina, acrescente a base branca, ainda bem quente. Borrife de novo o álcool de cereais para eliminar as bolhas. A glicerina está no ponto quando se formarem bolhas. Retire do fogo e borrife álcool de cereais para tirar essas bolhas. Coloque algumas gotas de corante verde e o restante do extrato glicólico. Mexa bem. Deixe esfriar e só ai coloque a essência. Separe a nata com o bastão de vidro e coloque a base verde sobre a branca. Borrife álcool para eliminar as bolhas. Deixe secar. Para conservar o perfume do sabonete, embale com papel filme. Se quiser decorar, trance fios de ráfia e coloque numa embalagem para sabonetes que você já compra pronta.18:28 | Adicionar um comentário | Link permanente | Incluir no blog | Entretenimento
Sabonete de Chocolate.
Material necessário:
- Base glicerinada branca, para sabonete
- Base glicerinada transparente, para sabonete
- Ralador de corte reto
- Papel filme
- Espremedor de alho
- Forminha plástica de torta
- Cacau em pó
- Corante alimentício à base de água nas cores marfim, vermelho e amarelo
- Essências de baunilha, chocolate e cereja
- Álcool de cereais
- Bastão de vidro para mexer
- Formas de tamanho variado

Modo de fazer:
Comece picando 200 g da base de glicerina transparente em uma panela já no fogo.
Mexa bem até derreter tudo. Quando a base já estiver derretida, retire o material do fogo. Borrife álcool de cereais para tirar o excesso de espuma. Separe aproximadamente um pouco da glicerina derretida (mais ou menos 1 dedo) e acrescente 2 colheres de sobremesa de cacau em pó. Mexa bem até o cacau diluir por completo.
Depois, misture ao resto da glicerina derretida e mexa. Acrescente duas colheres de sobremesa de essência de chocolate. Borrife um pouco mais de álcool de cereais para eliminar as bolhinhas. Coloque, então, essa mistura na forminha de torta e um pouco mais na forma quadrada e mais funda. Borrife mais álcool de cereais. Agora, com o pedaço da glicerina branca, pique aproximadamente 50 g. Leve ao fogo e mexa bastante até derreter. Coloque corante amarelo, o equivalente a meia colher de sobremesa, e misture.Depois, 1 colher de sobremesa de essência de baunilha. Mexa.
Coloque essa mistura num potinho. Ela vai servir depois para fazer os fios de ovos.
Deixe secar. Em seguida, coloque um pouco da glicerina transparente derretida num pote. Acrescente corante vermelho e mexa até ficar com tonalidade de cereja.
Adicione também meia colher de essência de cereja. Pegue um pedaço de papel filme e dobre em quatro partes. Coloque o dedo no meio e pressione. Faça como se fosse um pequeno reservatório e despeje um pouco da base vermelha. Feche bem as pontas do papel filme e torça até fazer uma bolinha que fique parecida com um cereja. Espere secar. Para a embalagem, separe um prato laminado de doce e coloque sobre ele uma toalhinha de papel. Desenforme a tortinha. Pegue a base de chocolate já seca que ficou reservada e passe no ralador de corte reto. Assim, surgem as raspinhas da torta de chocolate. Passe pedaços da base de cor amarela pelo espremedor de alho. Os fios de ovos para a torta estão prontos. Coloque as raspas de chocolate sobre a tortinha.
Ajeite os fios de ovos no centro. Retire o papel filme, corte a cereja ao meio e encaixe sobre os fios de ovos. Agora, derreta um pouco mais da glicerina transparente e adicione duas gotas de corante marfim e meia colher de sobremesa de essência de baunilha. É a calda de caramelo. Mexa bem e despeje com cuidado. Custo total: R$ 2,50
Preço sugerido para venda: R$ 5,00
Aprenda a fazer um sabonete de maracujá em tubo
Material Utilizado:

· 1 kg de glicerina transparente

· 500gr de glicerina branca (dica; p/ ajudar na produção fazer)

· ½ kg (de cada cor, sendo assim p/ esta receita usar 500gr de glicerina já colorida)

· 50ml de essência de maracujá

· 30ml de essência de orquídea

· Corante a base de água

· 50ml extrato glicólico de cenoura (hidratante)

· 50ml de lauril liquido (espumante)

· Semente de maracujá

· 1 panela de esmaltada

· 1 embalagem tubo de acetato

· 2 formas de bolo inglês

· 1 faca sem serra

· 1 saco plástico transparente

· 1 colher de inox ou espátula de silicone

· fita adesiva

Modo de Fazer:

Forre as formas de bolo inglês com saco plástico transparente, deixando sobras e reserve em um canto arejado. Com a faca pique a glicerina branca. Coloque a glicerina na panela de esmaltada, leve a fonte de calor, mexa, começo, meio e fim.
Quando a glicerina ficar em estado liquido, retire do fogo. Acrescente corante (amarelo) até que ficar com a cor desejada, de preferência, cores vivas. Nesta etapa coloque 10ml de essência p/ cada ½ kl de glicerina.
Depois de misturado, despeje em uma das formas.Repita o mesmo processo com a outra cor (laranja) e despeje na forma. Assim que as barra estiverem secas, corte em tiras compridas e não muito finas para que não derretam na próxima etapa.
Pegue as tiras (laranja) uma a uma e faça espiral e reserve.Pegue o tubo de acetato, passe a fita adesiva em todas as emendas da forma p/ garantir que não vai vazar a glicerina, p/ começar a montagem coloque as tiras amarelas ocupando 1/3 do tubo e em seguida complete com os espirais laranjas o espaço restante, assim que montada a parte colorida finalize colocando as sementes de maracujá.
A primeira etapa esta pronta reserve este tubo em um lugar arejado e firme,
Com a faca pique 1 kg de glicerina transparente, coloque a glicerina na panela de esmaltada e leve a fonte de calor e quando a glicerina ficar estado liquido, retire do fogo. Acrescente as essências, o extrato glicólico, o lauril e mexa bem espere esfriar um pouco para não derreter a glicerina colorida que esta dentro do tubo. Despeje na forma bem devagar para que não desmanche a montagem da forma. Preencha toda a forma (dica; aperte um pouco as laterais do tubo p/ sair as bolhas) e não movimente mais, até esfriar totalmente.
Depois que estiver fria, desinforme e corte em fatias de aproximadamente 2 cm cada pedaço.
Sabonetes de Tulipas
Material Utilizado:

-1/2 kg de base glicerinada transparente.
-500g de base glicerinada branca (dica: p/ ajudar na produção fazer ½ kg de cada cor, sendo assim p/ esta receita usar -650gr de glicerina já colorida).
-80ml de essência do aroma desejado
-Corante cosmético a base de água na cor desejada (várias cores)
-30ml de extrato glicólico
-40 ml de lauril líquido
-Semente de colza
-1 panela esmaltada
-Forma p/ Mofem ou copo descartável
-Formas de bolo inglês p/ as bases
-1 faca sem serra
-Saco plástico transparente
-1 colher de inox comum ou espátula de silicone

Modo de Fazer:

-Forre as formas de bolo inglês com saco plástico transparente, deixando sobras e reserve em um canto arejado,
Com a faca pique 500g da base glicerinada branca,
Coloque a base picada na panela esmaltada e leve a fonte de calor, quando a glicerina estiver em estado liquido, retire do fogo,
-Acrescente o corante até que ficar com a cor desejada, de preferência, cores vivas,
-Depois de misturado, coloque 10ml de essência, mexa novamente, despeje em uma das formas e reserve.
-Repita o mesmo processo com as outras cores, despejando nas outras formas. ( Laranja para a base do vaso, verde escuro para ralar, verde limão para as folhas, amarelo para o miolo da flor e a ultima cor será a sua escolha para as flores.)
-Assim que as barras estiverem secas, corte a laranja em tiras compridas e não muito finas para que não derretam na próxima etapa.
-Pegue as tiras e pique em quadradinhos e coloque até a metade das formas e reserve.
-Em seguida rale o verde escuro complete a forma, depois faça tiras com a cor que vc escolheu para a flor, faça 3 rocamboles para cada vaso e posicione na forma em cima do verde, corte um palito amarelo para cada miolo das flores e para finalizar a montagem, corte com a faca as folhas, coloque nos vasos entre as flores, polvilhe a semente de colza e reserve.
-Com a faca pique 1/2 kg da base glicerinada Transparente,
-Coloque a glicerina na panela esmaltada e leve a fonte de calor p/ derreter e quando a glicerina ficar estado liquido, retire do fogo,
-Acrescente a essência, o extrato e o lauril, misture muito bem espere esfriar ate a temperatura estar morno p/ quente.
(45º gruas, suportável para o dedo.)
Despeje nas formas bem devagar para que não desmanche o que já estão na forma, preencha toda a forma e não movimente mais, até esfriar totalmente.
-Depois que estiver fria, desinforme e com um pano úmido faça o acabamento retirando as imperfeições.
Para comercializar não esqueça de embalar utilizando celofane BOPP ou plástico stretch e coloque a etiqueta indicativa redonda no fundo.


Uma dica especial para esta receita é colocar este vazo de violeta em uma mini bacia de alumínio para servir como suporte e também saboneteira.
Sabonete Cremoso
Material utilizado:

1kg de glicerina transparente
200ml de base neutra para sabonete liquido
200ml de água mineral
80ml de essência para sabonete
50 ml de extrato glicólico
100ml de lauril liquido
Corante á base de água
sementes

Panela esmaltada
Faca de inox sem serra
Tábua p/ corte
Espátula de silicone ou colher de inox
Bacia média
Saco plástico
9 bisnagas de 150ml



Modo de fazer:

Pique a glicerina em cubos para facilitar o derretimento. Coloque na panela esmaltada e leve a fonte de calor, mexa no começo, meio e fim do processo de derretimento e retire do fogo. Na bacia acrescente a base para sabonete líquido e a água. Misture bem. Em seguida despeje na bacia a glicerina, a essência, o lauril, o extrato glicólico, o corante até chegar na cor desejada e por último as sementes. Misture tudo e deixe bem homogêneo. Para finalizar, mexa até que esfrie e fique com a consistência de um creme. Assim que estiver pronto coloque no saco plástico, corte um pedaço pequeno do bico e como um saco de confeitar complete as bisnagas uma a uma.