segunda-feira, 23 de março de 2009

Por que usamos aliança no dedo anelar?

A Arara-Azul-Grande

Espécie: Anodorhynchus hyacinthinus
Gênero: Anodorhynchus
Família: Psittacidae
Ordem: Psittaciformes
Classe: Aves
Filo: Chordata
Reino: Animalia
Estado de conservação: Em perigo (ameaçado)
Habitat: matas brasileiras (Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Piauí, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins)

Características Físicas:
Plumagem azul com anel amarelo em torno dos olhos; fita amarela no bico; bico parece maior que a própria cabeça; alimenta-se de frutas, sementes, insetos e pequenos vertebrados.

Informações Interessantes:
Os filhotes ficam cerca de três meses e meio no ninho, sob cuidado dos pais, até o primeiro voo; vivem com os pais até um ano e meio; a separação é gradativa.

Reprodução:
Pronta para reprodução aos 3 anos de idade; época fértil de janeiro a novembro; gestação de 30 dias; dois filhotes por vez.

Risco de extinção:
Essa ave está atualmente ameaçada de extinção, sendo as principais causas a caça, o comércio clandestino, no qual as aves são capturadas enquanto filhotes, ainda no ninho e a degradação em seu habitat natural através da destruição atrópica.

Fonte: Wikipédia

Calzones de calabresa

Massa básica de pizza:
  • 1 e 1/2 xícara (chá) de água morna
  • 1/2 xícara (chá) de leite morno
  • 2 tabletes de fermento biológico para pão (30g)
  • 1 pitada de sal
  • 1 pitada de açúcar
  • 1/2 colher (sopa) de óleo
  • 650g de farinha de trigo especial (aproximadamente)
Modo de preparo:Numa travessa, misture a água morna, o leite e os tabletes de fermento biológico para pão. Acrescente o sal, o açúcar e o óleo. Adicione a farinha de trigo aos poucos e mexa até formar uma massa uniforme. Divida a massa em 6 partes e deixe descansar por 20 minutos.

Recheio de calabresa:
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picadinha
  • 3 dentes de alho picadinhos
  • manjericão a gosto
  • 1 colher (sopa) de farinha de trigo
  • 200ml de molho de tomate
  • 2 tomates sem pele e sem sementes picados
  • 350g de calabresa picadasal a gosto
  • 250g de queijo cremoso orégano a gosto
  • 2 gemas para pincelar
  • 100g de queijo parmesão ralado a gosto
Modo de preparo:Numa panela, coloque a manteiga e refogue a cebola picada e alho. Mexa vigorosamente. Acrescente a farinha, o molho de tomate e 2 tomates sem pele e sem sementes picados. Mexa bem. Junte a calabresa e frite bem. Acerte o sal coloque o manjericão e deixe esfriar.Para a montagem do calzone de calabresa:Abra as massas como discos de pizzas e as coloque em uma forma,untada e enfarinhada. Numa forma para pizzas número 35, untada e enfarinhada, coloque 1 disco de pizza. Espalhe o recheio frio na metade do disco aberto. Cubra com 250 g de queijo cremoso. Feche a massa como um pastel, pincele as gemas e polvilhe queijo parmesão a gosto. Asse em forno médio pré-aquecido (170ºC) e deixe de 25 a 30 min.

Porque as pessoas te enganam facilmente?

Se você é uma pessoas daquelas que os outros vivem passando para trás, antes de tudo, deve aprender a identificar em qual "esteriótipo" de pessoa enganada você se encontra, para depois corrigir seus erros. Afinal de contas, geralmente só somos enganados por que deixamos os outros fazerem isso conosco, fechando os olhos para os sinais evidentes de um problema à frente.
  • Otimista: sempre acha que o outro está passando por uma fase ruim, de estresse, etc, nunca aceita que os comportamentos negativos de outro fazem parte de sua personalidade e acha que tudo é passageiro. Acha que as coisas erradas só acontecem no cinema e na TV.
  • Bonzinho: pensa que todo mundo é como ele: incapaz de fazer mal a uma mosca!
  • Ingênuo: não consegue ver as coisas como realmente são, por excesso de inocência. É facilmente enganado.
  • Apaixonado: carente, aceita o carinho de quem vier e da forma que vier. Sem ver ou se importar com o caráter ou intenções de quem o dispensa. Confunde amor com necessidade de contato.
  • Desligado: vive no mundo da Lua. Na verdade, somente a própria pessoa já seria suficiente para causar grandes transtornos, uma vez que vive desligado, sem dar atenção ao que ocorre a sua volta.
  • Necessitado: é dependente, ou tem vínculo, de alguma forma, com uma pessoa de difícil trato. Tende a ignorar os sinais de dificuldade no relacionamento para "sobreviver" (manter o emprego, o casamento, a família unida...), até perceber que sobreviver é bem mais que manter o emprego e as aparências. É ser feliz.

Luz


Ilumine-me
Tal qual farol para o barco
indica terras não-tão distantes do além-mar.
Ilumine-me
Tal qual estrelas que marcam o caminho
do barqueiro a seguir
Ilumine-me
Tal qual torre que mostra às aeronaves
o topo de arranha-céus
Ilumine-me
Tal qual modo só você sabe
só você pode
só você consegue
Por fim, use tua luz
para me mostrar o teu caminho
a trilha parati.
Meu Porto Seguro
.
Jota Vê

Mercado Público, Porto Alegre, RS, Brasil


Nanotecnologia




O princípio básico da nanotecnologia é a construção de estruturas e materiais a partir de átomos. É o princípio de tentar montar estruturas controlando a posição de "átomo por átomo", ou pequenos agregados de átomos. O nome é oriundo da escala de grandeza de medida da qual se tem controle das dimensões (nm, nanômetro, ou seja, 10^-9 metros, ou um milionésimo de milímetro, ou ainda, 1 nanômetro é igual a 10 Angstrons, sendo o Angstrom a unidade de medida do raio atômico!).




Diversas áreas investem em pesquisa e tecnologia na área, como a química, a física, a medicina, biologia, ciências da computação, ciências dos materiais e diversas engenharias, pois o campo é amplo e torna possível a miniaturização de componentes à escala de átomos/moléculas/agregados, com a produção de nanomateriais, microchips de última geração, semicondures, nanorobôs, catalisadores, células fotovoltaicas mais eficientes, envelopamento de substâncias a nível molecular para liberação do substrato (remédio) apenas no local de ação (órgão a ser tratado), nanocompósitos, biomateriais, enfim, uma extraordinária gama de aplicações nos mais diversos campos, que levam a avanços espantosos, no limite da capacidade de controle dos átomos. Nesse nível, surgem as chamadas "nanociências" pois percebe-se que muitas propriedades físico-químicas são diferenciadas em nanoestruturas, pois, como as dimensões dos agregados de átomos são diminutas, a importância dos átomos na superfície do agregado aumenta consideravelmente.


Isso se deve ao fato da maioria dos átomos estarem na superfície da estrutura do material. Como resultado, materiais nanoestruturados não podem ser considerados da mesma forma que os materiais "macroscópicos" e "microscópicos", já que a redução da ordem de grandeza leva a propriedades diferentes ao mesmo material. Exemplo: tanto uma barra quanto uma partícula microscópica do ouro são amareladas (cor dourada), já as nanopartículas de ouro geralmente tem cor mais próxima do rosa. A diminuição das partículas de ouro para escala nanométrica modifica o comprimento de onda de absorção da luz solar pelas mesmas.



O principais instrumentos usados em análises de nanotecnologia são o MEV (microscópio eletrônico de varredura), MET (de transmissão) e a espectroscopia na faixa do UV-visível (pois muitas vezes ocorre a mudança na absorção das moléculas e átomos).

Pensamento do dia

"O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência." Henry Ford.

A lenda da Erva Mate

A lenda faz parte do folclore indígena.


Um índio, já velho e cansado, entristecido por não mais poder ir para as batalhas, desistiu de se mudar com sua tribo nômade, cada vez que o solo exauria e as plantações precisavam mudar de local. O velho índio só encontrava felicidade na companhia de sua filha, Iari. Ela, como boa filha, desistiu de seguir com a tribo, fazendo companhia ao seu pai.


Toda tribo tinha partido para a guerra. Mas um homem, por causa de sua idade avançada, infelizmente, foi obrigado a ficar. E ele ficou chorando no alto de uma colina, vendo os jovens guerreiros partirem. Se lembrava de quando ele era um valente guerreiro e como, agora, estava fraco e envelhecido. Sua única alegria era sua filha Iari. Ela já tinha recusado muitos pedidos de casamento para ficar ao lado do velho pai.


Um dia, chegou ao rancho do velho guarani um viageiro estranho: com roupas coloridas e olhos lembrando o azul do céu longínquo. O velho logo percebeu que o homem vinha de muito longe e recebeu o viageiro com amizade. Iari foi buscar os melhores frutos da floresta e o mel mais doce das abelhas. O velho índio, com os olhos cerrados para melhor lembrar histórias de um mundo afastado no tempo, recordava episódios de sua mocidade. Tudo era feito para que as horas que o estrangeiro passasse naquele rancho fossem agradáveis. No outro dia, com o sol raiando, o viajante já estava pronto para partir. Dirigiu-se então ao velho índio e disse:- Você é uma pessoa muito boa. E a sua bondade merece ser recompensada. Eu sou um mensageiro de Tupã, espírito do bem. Pede o que quiser e eu lhe darei.- Nada mereço pelo que fiz, senhor! - respondeu o guarani. Mas gostaria de um companheiro para a minha velhice, para que minha filha Iari pudesse casar e formar sua própria família. É só o que eu peço: um amigo fiel que fique comigo e me dê ânimo.O mensageiro de Tupã sorriu. Em suas mãos brilhava uma planta repleta de folhagens verdes. O viageiro entregou a planta ao velho e disse:- Deixa crescer esta planta e bebe de suas folhas que você vai ter o companheiro que tanto deseja. Esta erva traz em si a força de Tupã e trará conforto para todos os homens de tua tribo. E Iari será a protetora das florestas. As caminhadas de guerra serão menos cansativas e os dias de descanso mais felizes.E desde então, Caá-Iari é senhora dos ervais e deusa dos ervateiros.

Esteio Buriers


Em Esteio, está em formação um novo time de futebol americano, o Esteio Buriers, o primeiro da cidade e um dos primeiros do estado. Para mais informações sobre os Buriers, procure pela comunidade no ORKUT.