sexta-feira, 20 de março de 2009

A lenda da Salamanca do Jarau

Cerro do Jarau, na Cidade de Quarai, RS, Brasil, cenário da lenda.

O Cerro do Jarau localiza-se ao norte da cidade de Quarai e pertence a Coxilha Geral de Sant’ana, na linha divisória do Uruguai. Salamalanca é o nome duma cidade da Espanha, esta cidade foi o centro da magia dos árabes e hoje a palavra Salamanca significa “furna encantada”. O Curioso Serro do Jarau às vezes expele fumaça.

Cidade de Salamanca, na Espanha


A LENDA DIZ

No serro do Jarau estavam escondidas todas as riquezas dos mouros, trazida da península Ibérica, pelos infiéis fugitivos. As riquezas eram guardadas por uma princesa moura, misto de mulher e lagartixa. A entrad a da furna era vigiada por um índio, antigo sacristão das Missões. O sacristão se tornou sacrílego (pecador) por motivo das tentações da princesa. Eles ficaram presos até que fosse saudados (cumprimentados) às vezes com as palavras:

Louvado seja Cristo. Um dia um gaúcho os cumprimentou assim e o encanto foi quebrado, com uma grande explosão. Os prisioneiros saíram da furna transformados em belos jovens que se casaram e trouxeram a descendência INDÍGENO-IBÉRICA DO RIO GRANDE DO SUL E DO URUGUAI.

Simões Lopes Netos, em seu Contos e Lendas do Sul, fez uma versão romanceada da lenda.


A Princesa Moura da Lenda.

O texto foi retirado site Rio Grande em fotos.
Link http://www.riograndeemfotos.fot.br/trad02.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.